Páginas

Powered By Blogger

domingo, 15 de agosto de 2010

ESPAÇO" DIVULGAR"

FESTA DE SÃO BENEDITO – AGOSTO/2010
De 20 a 24 de agosto acontece na cidade histórica de Alcântara, o Festejo de São Benedito, uma das mais importantes festas religiosas e culturais do município tombado pelo Patrimônio Nacional. Durante os quatro dias de festa, entre missas e procissões, vários grupos de tambor-de-crioula – manifestação da cultura popular maranhense, de origem negra, recentemente reconhecida como Patrimônio Imaterial, pelo Ministério da Cultura – apresentam-se na cidade repleta de casarões coloniais e ruínas. São quatro dias de batuque e saias rodadas na Praça da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
O tambor-de-crioula é uma espécie de samba de roda tocado com quatro tambores e dançado somente por mulheres.
R

Um comentário:

  1. Meu prezado amigo, que aluno foi da minha querida amiga e seguidora do meu blog, Maria José.
    Esta festa é de longe uma das mais fortes e lídimas tradições do povo maranhense, e, em particular, do nobre povo da histórica e majestosa cidade de Alcântara. Herança dos nossos antepassados da Mãe África que vai passando de geração para geração numa inequívoca demonstração de apego aos valores culturais que o tempo não apaga.
    Receba o meu forte abraço e parabéns pelo teu blog que estou a seguir com grande prazer.

    ResponderExcluir