Páginas

Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de julho de 2010

HISTÓRICO PARTE 2


Atravessando a grande Baía de São Marcos, depois de uma hora de barco chegamos à pitoresca cidade histórica de Alcântara, já no continente, mas integrante do Golfão Maranhense e do Pólo Turístico São Luís. Sede da antiga aristocracia rural do Maranhão, Alcântara é tombada pelo patrimônio histórico nacional (IPHAN) e revela nas suas antigas ruas casarões, igrejas, moradas, fontes e ruínas. Conhecer seus museus e casas temáticas durante o dia e “viajar no tempo” quando a noite cai são programas obrigatórios na cidade. Alcântara também preserva suas tradições vivenciadas em festejos como o suntuoso Divino Espírito Santo e em danças como o tambor de crioula. Ao lado da história e das tradições, está o mais moderno centro de lançamentos de foguetes do Brasil, também aberto à visitação, mas em horários e dias determinados.
Como porta de entrada para as Reentrâncias Maranhenses, Alcântara também reserva belas praias semi-desertas, manguezais, ilhas e reservas florestais onde são encontradas espécimes da flora e fauna típicas do litoral amazônico.

Dormitório dos Guarás

Um programa típico do litoral amazônico maranhense é ver a revoada dos guarás (aves vermelhas pernaltas), nos finais das tardes, quando eles vêm de todas as direções para passar a noite em seus dormitórios nos manguezais. Admirar as revoadas e a cor intensamente vermelha dos guarás em contraste com o verde do exuberante manguezal é uma experiência inesquecível.

Caminhada Ecológica - Trilha das Nascentes

Este é outro programa imperdível em Alcântara, A Trilha das Nascentes na verdade é mais que uma trilha, é uma caminhada ecológica-cultural que inicia com as ruínas de uma antiga fazenda colonial no meio da mata, passando por capoeiras, manguezais, mata amazônica, nascentes, fontes, igarapé até terminar na extensa e bela praia de Itatinga. Este roteiro ecológico é a melhor maneira de entrar em contato direto com a flora e a fauna de Alcântara.

Ilha do Livramento

Ilhota situada bem em frente da cidade, conta com praias semi-desertas, trilhas, ruínas de uma capela e uma pousada rústica.

Ilha Urubuoca (Ilha dos Guarás)

Esta Ilha possui uma extensa rede de trilhas interpretativas que atravessam matas e babaçuais culminando em altos mirantes a partir dos quais se vislumbram belas paisagens do litoral alcantarense.

Ilha do Cajual

Famosa 2 vezes. Uma por causa dos ninhais de guarás que escolheram esta grande ilha para viver e se reproduzir. A segunda porque lá foi encontrado um grande cemitério de fósseis de dinossauros, em sua maior parte ainda desconhecido. Ainda mais, a ilha guarda em seus 1600 hectares paisagens que vão de extensos manguezais, belas praias desertas, matas, campos alagados e comunidades remanescentes de quilombolas que preservam sua cultura peculiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário